10/10/2016 - 02h10min
Rede de Planejadores apresentará experiência de gestão do Espirito Santo

Evento acontece no tribunal de contas 

 

O Subsecretário de Orçamento do Estado Espirito Santo, Marcio Bastos, está em Teresina para participar, na terça-feira (11) de reuniões da Rede de Planejadores do Estado do Piauí. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com o objetivo de melhorar a gestão pública no estado do Piauí, através da integração dos recursos humanos e operacionais no planejamento do estado. 

Marcio Bastos veio compartilhar a experiência de gestão e implantação do Sistema de Planejamento e Orçamento do Espirito Santo. A visita visa uma troca de experiência entre os técnicos dos dois estados. De acordo com o Secretário do Planejamento Antônio Neto, a visita do Subsecretário de orçamento ao Piauí é de extrema importância devido o intercâmbio de experiência entre as secretarias: “É um intercâmbio que estamos fazendo com a Secretaria do Espirito Santo, na implantação do novo Siafe e ao mesmo tempo é uma forma de capacitação das nossas equipes tanto das equipes de planejamento da Seplan, quanto nos demais órgãos”, explica ele.  

O Estado do Piauí também está implantando o novo Sistema de Planejamento e Orçamento (SIAFE). O sistema tem uma interface mais amigável que a do sistema usado anteriormente e também passa a trazer a conexão entre planejamento e orçamento. De acordo com o Diretor de Orçamento da Seplan, Wagner Ximenes, todo o Orçamento 2017 já será elaborado no novo sistema.

Na segunda-feira (10) pela manhã o subsecretário participou de uma roda de conversas com os técnicos da Secretaria do Planejamento. Na oportunidade as equipes de planejamento, orçamento e monitoramento  da Seplan puderam fazer diversas perguntas sobre o processo de implantação do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Administração Orçamentária e Financeira dos Gastos Públicos do Espirito Santo. O processo teve início em 2013 e já apresenta resultados bastante positivos: “O Sistema por ser integrado, do planejamento até o final da execução, possibilita que todas as informações estejam disponíveis em tempo real para a tomada de decisão, seja do órgão planejador, seja daquele responsável pela execução da política pública”, destaca Marcio Bastos.

 

 

RedePLAN

Na terça-feira (11) Marcio Bastos Participará de uma exposição dialogada na 1ª Reunião da Rede PLAN. O evento acontecerá no Tribunal de Contas do Estado, a partir das 8h.

A abertura do evento será realizada pelo secretário do Planejamento Antonio Neto. Em seguida a programação segue com a apresentação e resgate da estratégia de gestão em rede- RedePLAN e em seguida a apresentação do Subsecretário. Também será realizada uma preparação para o balanço 2016.

Estarão presentes representantes de todos os órgãos da administração direta e indireta do governo do estado. A RedePLAN é uma Estrutura interligada, constituída por servidores envolvidos nos processos de elaboração do Plano Plurianual,  Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento e nos processos de monitoramento das ações estratégicas do Governo, integrantes dos Núcleos Setoriais, com a SEPLAN como unidade central e tem com funções, o fortalecimento das capacidades relacionadas ao planejamento, orçamento, monitoramento e avaliação, com enfoque participativo e abordagem territorial,  a integração e articulação do Planejamento Governamental com o Planejamento Setorial, a Coordenação e unificação das funções de planejamento no âmbito das setoriais e a Facilitação da disseminação e aplicação de metodologias referentes aos instrumentos de planejamento.

 

 

 

 

Bookmark and Share
» Últimas Notícias
09/12/2016 - 08h12min
...
06/12/2016 - 10h12min
Seplan e Cepro realizam Seminário de apresentaçao do PDES 2050...
01/12/2016 - 01h12min
Seplan realiza reunião com órgãos sobre Pro-desenvolvimento...