25/11/2016 - 10h11min
Estado otimiza execução de obras com sistema de acompanhamento

O governador Wellington Dias destaca a ferramenta como instrumento que garante mais eficiência para conclusão de obras importantes para o estado.

 

Tamyres Rebeca

O governador Wellington Dias reuniu a equipe de secretários, coordenadores e presidentes de autarquias estaduais para tratar das melhorias nos acompanhamentos de obras, por meio do Sistema de Monitoramento de Obras (Simo), nessa quinta-feira (24), no Auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). 

 

O Simo é gerido pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), e trabalha em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como objetivo manter, na mesma plataforma, todas as obras que estão em andamento no estado, desde as atividades preparatórias, convênio e contração de projetos, execução e aprovação de contas, tendo ainda o plano de gestão da mesma como premissa.

 

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, essa foi a avaliação de um trabalho que já vem sendo desenvolvido e que permitiu avançar muito no acompanhamento de obras. "Queremos ampliar o sistema, qualificar os gestores, otimizar os custos, dar segurança e utilizar bem o recurso público evitando gargalos e pendências. Queremos dotar o Estado de um sistema de planejamento e acompanhamento e que tenha resolutividade. Com esse acompanhamento, é possível dar andamento em obras que estavam há muito tempo paradas, como o que ocorreu com a Ponte Wall Ferraz, o aeroporto de São Raimundo Nonato e, em breve, com o Rodoanel", explicou o gestor.

 

O governador Wellington Dias enfatizou que o Estado quer garantir mais eficiência e que, além dos gestores, engenheiros e todos os envolvidos diretamente nas ações, devem conhecer o que ele classifica como um "manual" contendo todos os procedimentos e cronogramas.

 

"O Estado quer apostar no planejamento das obras, dos programas, das receitas, das despesas. O objetivo é fazer acontecer uma carteira de projetos. Já aplicamos 2 bilhões de reais em obras entre 2015 e 2016. Queremos fazer acontecer com o que temos de convênios, empréstimos, incluindo o contratado com o Banco Mundial, o que estamos tratando com a Caixa Econômica e o Fida, enfim, mais de 3,5 bilhões de reais. Mais o que temos de PPPs (Parceria Público-Privada) e concessões. É 1,7 bilhão agora com a concessão de águas e esgotos de Teresina, que em 2017 vai acontecer, movimentando a economia e gerando emprego e renda para a população”, revelou Dias.

 

Na oportunidade, o presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Avelyno Medeiros, apresentou ao governador a sala de monitoramento que fica localizada na sede da agência e que permite o acompanhamento de todas as informações sobre obras e ações no estado.

Bookmark and Share
» Últimas Notícias
09/12/2016 - 08h12min
...
06/12/2016 - 10h12min
Seplan e Cepro realizam Seminário de apresentaçao do PDES 2050...
01/12/2016 - 01h12min
Seplan realiza reunião com órgãos sobre Pro-desenvolvimento...